Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Karen Mata-
dc.date.accessioned2017-11-01T15:32:13Z-
dc.date.available2017-11-01T15:32:13Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttp://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1912-
dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar alternativas pedagógicas que possam contribuir com a formação do senso crítico em relação ao meio ambiente. Para tal, se propõe a utilização do jogo didático autoral “cartada ambiental”, a fim de suscitar curiosidade e posterior reflexão quanto ao meio ambiente. A aplicação ocorreu em uma turma de sexto do ensino público regular do município de São Francisco do Itabapoana por ser este tema cabível a etapa de ensino dos estudantes neste momento nas disciplinas de Geografia e Ciências. A construção do jogo foi influenciada pela demanda dos estudantes por meio de aula expositiva sobre o ambiente e reflexos antrópicos. O método de análise da atividade, consiste no uso de questionários com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos mostrem a eficácia do jogo didático como recurso a difusão da Educação Ambiental. Há de se destacar o fortalecimento do vínculo entre professor e alunos e eficiência na construção do conhecimento, dada a dinamicidade deste recurso didático.pt_BR
dc.description.abstractThe present work was developed with the objective of creating pedagogical alternatives that could contribute to the formation of critical sense in relation to the environment. To this end, it is proposed to use the didactic game "Cartada ambiental" in order to arouse curiosity and later reflection on the environment. The application occurred in a class of sixth of the regular public education of the municipality of São Francisco do Itabapoana because this theme is appropriate to the stage of teaching students at the moment in the subjects of Geography and Sciences. The construction of the game was influenced by the students' demand through an expositive lecture about the environment and anthropic reflexes. The method of activity analysis consists of the use of questionnaires with closed and open questions. The data obtained show the effectiveness of the didactic game as a resource for the diffusion of Environmental Education. It should be highlighted the strengthening of the link between teacher and students and efficiency in the construction of knowledge, given the dynamicity of this didactic resource.pt_BR
dc.description.sponsorshipCampus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, RJpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTatiana Almeida Machadopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleUso de jogo didático como recurso à educação ambiental escolarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf554,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.