Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Título: Agrotóxico e ensino de química em uma perspectiva construtivista
Autor(es): Silva, Lilian Almeida da
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Produtos químicos agrícolas – Aspectos ambientais
Química – Estudo e ensino
Ciências – Estudo e ensino
Data do documento: 2013
Editor: Terra, Valéria de Souza Marcelino
Resumo: This paper proposes a constructivist approach of scientific concepts for science teaching using the theme Pesticides. Students are led to discuss social and environmental issues related to the indiscriminate use of pesticides that cause several problems to the environment and human health. Through this approach becomes based on the students' prior knowledge in order to bring them closer to the scientific knowledge of content related to the topic. For the completion of this work has been carried out the implementation of a classroom with constructivist approach and after being given the c1assroom, became an evaluation by means of activity to analyze the students knowledge of the module 1 of course Electrotechnics in modality PROEJA elaborated the Institute Federal Fluminense. It was noted that the feasibility of using this theme in science classes, so that the students are trained to exercise their citizenship.
Descrição: Este trabalho propõe uma abordagem construtivista dos conceitos científicos para o ensino de Ciências utilizando o tema Agrotóxico. Os alunos são levados a discutir questões sociais e ambientais relacionadas ao uso indiscriminado dos agrotóxicos que acarretam vários problemas ao ambiente e à saúde humana. Através desta abordagem toma-se por base os conhecimentos prévios dos alunos a fim de aproximá-los do conhecimento científico de conteúdos relacionados ao tema. Para a realização deste trabalho foi feita a aplicação de uma aula com abordagem construtivista e depois de ministrada a aula, fez-se uma avaliação por meio de atividade para analisar os conhecimentos dos alunos do modulo I do curso Eletrotécnica na modalidade PROEJA do Instituto Federal Fluminense. Constatou-se a viabilidade de se utilizar este tema nas aulas de Ciências, a fim de que, os alunos sejam formados para exercerem a sua cidadania.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo.pdf516,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Abstract.pdf515,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.