Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1794
Título: Panorama do ensino de unidades de medida na rede pública de ensino de Campos dos Goytacazes
Autor(es): Oliveira, Andréia Gomes de Souza
Silva, Gabriela do Rosário
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamento) – Estudo e ensino
Data do documento: 2015
Orientador(a): Fontes, Carla Antunes
Abstract: This monograph has the general objective: To investigate how are taught the Measurement Units in the 2nd. Segment of elementary school, raising possible causes for the difficulty of learning the subject by students, and from this were outlined specific objectives to be achieved by the same: to analyze how the theme approach Measurement Units has been made in the textbooks, as well how teachers are exposed and taught the subject in the classroom; check if the previous action is in line with the guidelines of the NCP; note by speaking teachers the difficulties perceived by them, by the students regarding the subject. In the following methodological procedures in order to achieve the proposed objects were adopted through the succession of a few steps, namely: Initially we conducted a literature review of the literature on the subject, which has been done to teach such content and what are the implications on students' learning. Subsequently, they selected 22 teachers working in the 2nd. Elementary school segment of seven public schools located in the city of Campos dos Goytacazes, four municipal and three state being for conducting a semi-structured interview with them, with the intent to obtain information on the study of Units is done in the classroom and what are the main difficulties in conducting this work. Once this step has been continued with the analysis of textbooks adopted by schools where the teachers interviewed checking work from there, whether they are fulfilling the objects proposed by NCP for the 3rd. and 4. Cycles At the end of the work we seek to answer the following research question: the theme approach Quantities and Measurements in the classroom and in textbooks, which directly influences the process of teaching and learning, is in line with what is recommended in National Curriculum Standards?
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo geral: Investigar como são ensinadas as Unidades de Medida no 2º Segmento do Ensino Fundamental, levantando causas possíveis para a dificuldade de aprendizagem do assunto pelos alunos, e a partir deste foram delineados como objetivos específicos a ser atingido pelo mesmo: analisar como a abordagem do tema Unidades de Medida tem sido feita nos livros didáticos, assim como os professores têm exposto e ensinado o tema em sala de aula; verificar se a ação anterior está em consonância com as orientações dos PCN; constatar por meio da fala dos professores as dificuldades percebidas por eles, por parte dos alunos no que tange a temática. Em que foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos com a finalidade de concretizar os objetos propostos, por meio da sucessão de algumas etapas, a saber: Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura acerca do tema, o que tem sido feito para ensinar tal conteúdo e quais as implicações na aprendizagem dos educandos. Posteriormente, foram selecionados 22 professores que trabalham no 2º Segmento do Ensino Fundamental de sete escolas públicas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, sendo quatro municipais e três estaduais para a realização de uma entrevista semiestruturada com os mesmos, com o intento de se obter informações sobre como é feito o estudo de Unidades de Medida em sala de aula e quais as principais dificuldades enfrentadas na condução desse trabalho. Concluída esta etapa, foi dado prosseguimento à análise dos livros didáticos adotados pelas escolas em que os professores entrevistados trabalham verificando a partir daí, se os mesmos estão cumprindo os objetos propostos pelos PCN para o 3º e 4º Ciclos. Ao término do trabalho busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: a abordagem do tema Grandezas e Medidas em sala de aula e nos livros didáticos, que influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem, está em consonância com o que é preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais?
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1794
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo.pdf735,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Abstract.pdf823,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.