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Título: Inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de química
Autor(es): Santos, Camila Ribeiro dos
Gomes, Renata Pessanha
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Química (Ensino médio) – Estudo e ensino
Deficientes visuais – Inclusão escolar
Deficientes visuais - Educação
Data do documento: 2013
Orientador(a): Marcelino, Valéria de Souza
Abstract: The studies related to the teaching of chemistry directed to students with visual impairments have grown in Brazil, with several proposals related to the discipline of regular high school classes. The teaching of chemistry is traditionally based on the vision, which can pose a problem when working with students who have visual impairment due to high abstraction it presents most of its concepts. To contribute to the development of the teaching and learning process of these students are presented proposals for experimental activities that promote the teaching of chemistry to students with visual impairment in a regular classroom. To achieve the proposed objective, the work stopped to hold a trial class in which materials were used fitted with two students with visual impairments to verify if the experiment would contribute to the learning process of these students. It was found that the experiment allowed the stimulus applied to other senses, thereby contributing to their inclusion in Chemistry classes in regular school.
Resumo: Os estudos relacionados ao ensino da disciplina de Química direcionados a alunos com deficiência visual têm crescido no Brasil, tendo-se várias propostas ligadas a disciplina para turmas regulares do Ensino Médio. O ensino de Química é tradicionalmente baseado na visão, o que pode representar um problema quando se trabalha com alunos que apresentam deficiência visual, devido à elevada abstração que a mesma apresenta na maioria de seus conceitos. Visando contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, desses alunos são apresentadas propostas de atividades experimentais que favorecem o ensino de Química para alunos com deficiência visual numa sala de aula regular. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho se deteve em realizar uma aula experimental na qual foram utilizados materiais adaptados com duas alunas com deficiência visual a fim de verificar se o experimento iria contribuir para o processo de aprendizagem dessas alunas. Verificou-se que o experimento aplicado permitiu o estímulo de outros sentidos, contribuindo dessa forma para a inclusão das mesmas nas aulas de Química no Ensino Médio regular.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1789
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