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Título: Alguns aspectos sobre a problemática do baixo número de alunos que ingressam na licenciatura em física do Cefet Campos
Autor(es): Alves, Cristiane Azeredo
Menezes, Sabine Seixas
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Professores de física – Formação
Física – Estudo e ensino
Data do documento: 2009
Editor: Ferreira, Cristine Nunes
Resumo: The mam goal of this work is to find out and to understand the reasons why the number of students who finish the Physics Teaching course of the Cento Federal de Educação Tecnológica de Campos is so low. This research is motivated by the existing data on the low number of students who conclude the Physics specialization as compared to the other similar courses, like Chemistry and Biology. We present a discussion on the teaching and Science learning with special attention to Physics. The research can be characterized by two different moments: the data acquisition at the co-ordination of the course, to get the number of students m course or who finished in each specialization until the implementation of the course. Next, the data acquisition on some questions considering the public of the third degree of the basic school and some degree of the Graduation in Nature Science, all at CEFET Campos. The results point to a dramatic reality, because, with the permanent teaching-Iearning education of the Physics professionals provided by the University, the offer of Physics teaching is so low' that it became a problem to basic education. This situation suggests the need for a deep research on new perspectives to be adopted in the Teaching courses to improve the learning and to strengthen the motivation of the students in basic education for the Physics course.
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre o número de alunos que se formam na Licenciatura em Física, a partir da realidade mostrada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. A pesquisa foi motivada pela constatação do baixo número de alunos formados na Licenciatura em Física, em relação às outras especializações: Química e Biologia. O texto apresenta uma discussão teórica a respeito da formação de professores, assim como a respeito do ensino de ciências, em especial o de Física. A pesquisa de campo foi caracterizada por dois momentos distintos: coleta de dados junto à coordenação, referente ao número de alunos matriculados e formados em cada especialização desde a implantação do curso. Num segundo momento, aplicação de questionários em alunos da 3 a série do Ensino Médio e de alguns períodos do curso superior de Ciências da Natureza, todos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Os resultados encontrados apresentam uma realidade preocupante, pois mesmo com a contínua formação de professores de Física pela universidade, a demanda excede em muito a oferta, o que compromete o ensino de física na Educação Básica. Tal situação aponta para a necessidade de que novas perspectivas sejam adotadas nos cursos de formação de professores da área abordada na pesquisa, contribuindo para melhoria de sua prática de ensino e resultando em um maior interesse dos alunos da Educação Básica com a disciplina em questão.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
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