Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
Título: A inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular
Título(s) alternativo(s): a experiência do Cefet Campos
Autor(es): Gonçalves, Renata Barbosa
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Inclusão em educação
Educação especial
Deficientes visuais - Educação
Data do documento: 2008
Orientador(a): Ney, Wander Gomes
Abstract: The studies related to the teaching of subjects related to area of Science of Nature, directed to students with visual impairment are still scarce in Brazil, and recent proposals related to the disciplines of average level of this area. To contribute to the identification of methodologies to facilitate the teaching-learning process of students preparing this work. Are presented various activities undertaken by the Program for Persons with Special Educational Needs (PPSEN) in CEFET Campos. We note with built-in relief materials to gain access to drawings and pictures to these students. Through the survey data about the income of physics classes in the first year of high school of CEFET fields, with students with visual impairment, we found that the notes obtained by these students are higher then the average, for the school for approval. Therefore, it is important that schools with enrollments of students with visual impairments invest in the creation of mechanisms to facilitate access to knowledge linked the area of Science of Nature.
Resumo: Os estudos relacionados ao ensino de disciplinas ligadas a área de Ciências da Natureza, direcionados a alunos com deficiência visual ainda são escassos no Brasil, sendo recentes as propostas ligadas às disciplinas de nível médio desta área. Visando contribuir para a identificação de metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem desses alunos idealizamos este trabalho. São apresentadas as diversas atividades desenvolvidas pelo Programa de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PAPNEE) no CEFET Campos. Nesse contexto, apresentamos os diversos recursos disponibilizados pelo PAPNEE para favorecerem o ensino de biologia, fisica e química a alunos com deficiência visual. Verificamos através da construção de materiais didáticos em relevo a possibilidade de acesso a desenhos e figuras a esses alunos. Através do levantamento de dados acerca do rendimento em fisica de turmas do primeiro ano do ensino médio do CEFET Campos, com alunos com deficiência visual, verificamos que as notas obtidas por esses alunos são, na maioria dos bimestres, acima da nota da média da escola para aprovação. Portanto, é importante que as escolas com matrículas de alunos com deficiência visual invistam na criação de mecanismos que favoreçam o acesso destes aos conhecimentos ligados a área de Ciências da Natureza.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo.pdf672,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Abstract.pdf603,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.