Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1688
Título: História da matemática no ensino de logaritmos
Autor(es): Soares, Igor Leite
Palavras-chave: Logaritmos
História da Matemática e Método de prostaférese
Data do documento: 2017
Editor: Fontes, Carla Antunes
Resumo: This work aims to investigate the impact of using the methodology called History of Mathematics as an agent of cognition in the process of learning and teaching logarithms. To this end, it was elaborated a didactical sequence in which special emphasis was given to the creation of logarithms, highlighting some of the changes that occurred during its evolution, such as the introduction of the notion of base and the notation currently used. Its many applications in other sciences, named in Physics, Chemistry and Biology were also emphasized. The work was applied to third year High School students, and sought to understand, during the meetings that were held, if the use of the History of Mathematics could assist in the teaching and learning of logarithms. As instruments of data collection, surveys and observations during the application of the proposed sequence were used. The results that were obtained point to a positive contribution of using the methodology called History of Mathematics as an agent of cognition in the comprehension of both logarithm’s concept and properties.
Descrição: O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar o impacto do uso da metodologia de História da Matemática como agente de cognição no processo de ensino e aprendizagem de logaritmos. Para isto, foi elaborada uma sequência didática com especial enfoque na criação dos logaritmos, destacando ainda algumas mudanças que ocorreram ao longo de sua evolução, tais como a introdução da noção de base e a notação utilizada atualmente. Ressaltou-se também, suas diversas aplicações em outras ciências, tais como Física, Química e Biologia. Tal trabalho foi aplicado para alunos do terceiro ano do Ensino Médio e buscou-se perceber, durante os encontros realizados, se a História da Matemática pôde auxiliar no ensino e aprendizagem dos logaritmos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e observações ao longo da aplicação da sequência proposta. Os resultados obtidos sinalizam uma contribuição positiva do uso da metodologia de História da Matemática como agente de cognição na compreensão do conceito de logaritmo e também de suas propriedades.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1688
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.