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Título: A educação ambiental na revitalização do jardim sensorial junto ás pessoas com deficiência visual no Educandário São José Operário no Município de ...
Autor(es): Soares, Andréa
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Educação ambiental
Deficientes visuais – Educação
Data do documento: 2006
Editor: Oliveira, Elza Maria Senra de
Resumo: The importance of the environmental education becomes every time larger when it wraps up the participation conscious of the community for a solution, and each one of us has to play a major to accomplish. The sensorial garden links the environmental education to the social inclusion, like a way of contextualize environmental education for all, giving stimulus to the visual disabled person in a social life. It has stonemasons that frame a road and the floor and the corridor's width, stonemasons corridor's are appropriate to the people that necessity. The floor guides the visitor where they have to follow, with or without walking stick, in other words, they move the floor for another perception of the atmosphere. The identification sign plants are written in Braille and with appropriate letters and sizes in black on white bottom to the visual disabled person. This study was accomplished in June from 2005 to June 2006 at Educandário São José Operário, where the first time we made the recognition of the area. The garden needed an intervention that was possible to tum it appropriate with the users' needs. It was necessary cultural treatments also making a clean. Turning over the soil well, leveling, preparing holes and stonemasons, using organic fertilizer for the recovery plants, emphasizing the maintenance needs and preservation. This kind of garden demands appropriate plants to stimulate senses. The pictures were used as a documental registration and they had great importance for the understanding study. During the activities were verified students' behaviors that expressed wish to have relative knowledge to the environmental subjects and the way that the atmosphere was modified by the man. Also at the end they was make questions to know if the liked and which the most interesting activity and the least one, and was suggested other forms of work and study the environment.
Descrição: A importância da educação ambiental toma-se cada vez maior quando se envolve a participação consciente da comunidade para uma solução, e cada um de nós tem um importante papel a cumprir. O jardim sensorial une a educação ambiental à inclusão social, um meio de contextualizar educação ambiental para todos, estimulando o deficiente visual na vida social. Possui canteiros que emolduram um caminho e o piso e a largura dos corredores e altura dos canteiros são adequados à passagem para cadeirantes. O piso orienta o visitante o caminho a ser seguido, com ou sem o uso da bengala, ou seja, muda-se o piso para uma outra percepção do ambiente. As placas de identificação das plantas são escritas em Braille e com tipo de letras e tamanhos adequados em preto sobre fundo branco para deficientes visuais parciais. O presente trabalho foi realizado no período de junho de 2005 a junho de 2006 no Educandário São José Operário, onde no primeiro encontro fez-se o reconhecimento da área. O jardim necessitou de uma intervenção que possibilitou tomá-lo adequado com as necessidades dos usuários. Na área foram necessários os tratos culturais fazendo também uma limpeza do terreno. Revolvendo bem o solo, nivelando, preparando covas e canteiros, utilizando adubo orgânico para a recuperação das plantas, ressaltando as necessidades de manutenção e preservação. Este tipo de jardim exige espécies de plantas adequadas que estimulem os sentidos. As fotografias foram utilizadas como um registro documental e tiveram grande importância para a compreensão do local em estudo. Durante as atividades foram verificados comportamentos que expressaram por parte dos alunos anseio em adquirir os conhecimentos relativos às questões ambientais e o modo como nos relacionamos com o ambiente natural e modificado pelo homem. Também ao final foram feitas perguntas para saber se eles gostaram das atividades qual a atividade mais interessante, qual a menos interessante, e sugerir outras formas de trabalhar e estudar sobre o meio ambiente.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1610
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