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Título: Uma abordagem da educação ambiental via PCN
Autor(es): Sousa, Jhonathan Abrão de
Ferreira, Renan Carvalho
Palavras-chave: Pós-graduação em Ensino de Geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais
Educação Ambiental
Data do documento: 2013
Editor: Vicente Mussa Tavares
Descrição: Diante dos vários problemas ambientais que nosso mundo vem sofrendo nas últimas três décadas, através da ação natural e da causada pelo homem, torna-se necessário a importância da Educação Ambiental em nossas escolas. Através dos conteúdos pertinentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), abordaremos a Educação Ambiental apresentada aos nossos alunos. Esse trabalho teve como objetivo a realização de um estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, partimos dos problemas que os professores de geografia enfrentam ao trabalharem o tema transversal Meio Ambiente via PCN, e levantamos as diferentes perspectivas que se colocam para a Educação Ambiental tanto no que tange às proposições teóricas como práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de estabelecer um conhecimento sobre a Educação Ambiental trabalhada em sala de aula. Através dos resultados destacam-se o fato de que a Educação Ambiental surge como uma possibilidade de responder aos problemas causados pela ação humana no planeta, que a proposição dessa temática no PCN se insere nesse contexto, que sua proposição consiste em uma sensibilização em torno desse problema, prevalecendo uma orientação mais conservacionista focalizada na ação dos sujeitos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/158
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