Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1579
Título: Um sistema orientado a objetos utilizando arquitetura em três camadas para análise das transformações do mercado de trabalho a partir de anúncios de jornal.
Autor(es): Mota, Marcelo Garnier
Rapkiewicz, Clevi Elena
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Programação orientada a objetos (Computação)
Data do documento: 2002
Editor: Feres, Marcelo Machado
Descrição: O ritmo de transformação da economia tem se acelerado nos últimos tempos, como resultado da aplicação cada vez mais intensiva de novas tecnologias na produção e prestação de serviços. Exige-se dos trabalhadores dessas áreas um processo de atualização profissional constante. Desta forma, torna-se difícil identificar o perfil dos profissionais em uma determinada área, dada a natureza contínua das mudanças nas qualificações exigidas para os mesmos. Com o objetivo de monitorar as transformações nas demandas de qualificação profissional por parte dos empregadores e baseado em trabalhos já existentes na área, propõe-se uma ferramenta que permita reunir tais informações em uma base de dados para, a partir desta, traçar o perfil esperado pelos empregadores para diversas categorias profissionais. Tais informações serão úteis em diversas instâncias, principalmente para instituições de formação e qualificação de recursos humanos, que podem desta forma oferecer qualificação compatível com os anseios do mercado de trabalho, baseando-se em dados consistentes. Em termos de tecnologia, a proposta de desenvolvimento desta ferramenta passa pela aplicação de metodologias de desenvolvimento tais como a orientação a objetos, levando em consideração ainda conceitos como o de desenvolvimento em três camadas, construção de frameworks e utilização de padrões de projeto. Desta forma, buscou-se verificar a adequação das técnicas citadas ao desenvolvimento de uma aplicação de banco de dados relacional, buscando solucionar as incompatibilidades existentes entre os paradigmas mencionados (orientação a objeto X modelo relacional).
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/1579
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo.pdf705,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.