Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/154
Título: Acesso e permanência dos alunos nas modalidades da EJA e do PROEJA
Autor(es): Oliveira, Sandra Regina Dias de
Palavras-chave: Pós-PROEJA
Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Direito à educação
Formação continuada
Data do documento: 2010
Orientador(a): Guiomar do Rosário Barros Valdez
Resumo: A preocupação com o processo de inclusão da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PROEJA (Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) e a evasão dos mesmos, é o tema norteador deste artigo. O objetivo deste trabalho consiste em mostrar o surgimento do Programa de Integração Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e de acordo com o decreto número 5478/2005 sendo este ampliado pelo decreto número 5840/2006, passando a denominar Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Também é objetivo deste, analisar os fatores que levam ao alto índice de evasão. Trata-se de um estudo geral sobre EJA e PROEJA, porém dando relevância às turmas do Colégio Estadual João Guimarães/ Italva- RJ e do IFF Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus - Itaperuna - RJ. Examinada a legislação que garante o direito à educação para todos, produção teórica existente sobre o tema e o histórico da EJA e PROEJA em âmbito nacional e local, o objetivo primordial é detectar o que realmente leva os alunos a matricularem-se e após poucos meses de estudos, evadirem. Foi aplicado questionário qualitativo nas turmas da EJA e PROEJA, tanto nas séries iniciais quanto nas concluintes e também para alguns alunos considerados evadidos. O resultado da pesquisa aponta como causas determinantes: o trabalho, dificuldade de aprendizagem, problemas de saúde, problemas familiares e falta de apoio das entidades de ensino.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/154
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto.pdf528,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.