Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/152
Título: Práxis docente - Articulando saberes, estabelecendo o diálogo e forjando novas estratégias
Título(s) alternativo(s): o cotidiano como lócus privilegiado de ensino do espaço urbano. Campos
Autor(es): Féres, Vinícius Soares Rangel Gomes
Palavras-chave: Pós-graduação em Ensino de Geografia
Geografia - Estudo e ensino
Didáticas Alternativas
Data do documento: 2012
Orientador(a): Gustavo Siqueira da Silva
Resumo: Resumo: Este artigo tem o intento de analisar a práxis docente no cotidiano escolar. A observação do cotidiano da sala de aula no estágio obrigatório da licenciatura, o curso de especialização em Ensino de Geografia e a experiência docente permitiram a concretização de ideias que proporcionaram o desenvolvimento de didáticas alternativas (jogos, músicas, teatros, aula de campo) que complementem o conteúdo escolar, buscando estimular o interesse dos alunos pelo estudo. Nosso foco será o ensino da Cidade para os estudantes dos anos Finais do Ensino Fundamental a partir dessas didáticas alternativas. Para tanto, faz-se necessário romper com o ensino descritivo que coloca o professor como o soberano, detentor do conhecimento, e o aluno como um receptáculo. Construir o conhecimento junto com nossos estudantes demanda diálogo sobre seu espaço vivido, seu espaço cotidiano, seu conhecimento urbano sobre os assuntos que dizem respeito à formação social da sua cidade. A possibilidade de construção desse conhecimento é o que permite uma formação que seja ao mesmo tempo una e múltipla, que transforma nossos alunos em atores capazes de compreender a complexa organização espacial.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/152
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa para projeto (2).pdf212,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
artigo para banca (1).pdf398,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.