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Título: Abordagem experimental investigativa como metodologia de ensino de química
Título(s) alternativo(s): o fenômeno da eletrolise da água
Autor(es): Lima, Natália Viana
Palavras-chave: Abordagem experimental investigativa
Ensino de Química
Eletrólise
Data do documento: 2016
Editor: Lube, Leonardo Munaldi
Resumo: The large, contemporary developing technologies require changes in the school environment, not always, the school is ready and / or willing to conform. The difficulty of instructing citizens able to produce and manage knowledge inherent to these advances is challenging. In order to mediate these challenges, the school environment should innovate teaching strategies that enable educators, self-sufficiency in the teaching-learning process. The chemical is directly related to technological advances, but the lack of correlation with the daily distance students the pleasure of learning, so that, in most cases, the teaching-learning processes are configured to mechanically and little worried about turning the student in a full citizen. In order to add promising paths in meaningful learning, developed this academic activity a teaching strategy based on experimentation through research and contextualization of the content of water electrolysis. The analysis of this strategy was made based on the comparison of reports of students subjected to such methodological approach. Through the interpretation of the data, it became clear that the investigative contextualized experimental approach removes the student passivity. This benefit encourages and involves, strengthening its ability to perception and learning. Thus, the student is no longer only the preceptor of knowledge and takes active participant posture of the process of formation.
Descrição: O amplo e contemporâneo desenvolvimento das tecnologias requer modificações do ambiente escolar que, nem sempre, a escola está preparada e/ou disposta a se adequar. A dificuldade de instruir cidadãos capazes de produzir e gerenciar conhecimentos inerentes a esses avanços é desafiador. Com a finalidade de mediar esses desafios, o ambiente escolar deve inovar com estratégias de ensino que permitam aos educadores, autossuficiência no processo de ensino- aprendizagem. A química está diretamente relacionada aos avanços tecnológicos, porém a ausência de correlação com o cotidiano distancia o aluno do prazer de aprender, de modo que, em sua maioria, os processos de ensino-aprendizagem se configuram de forma mecanizada, e pouco preocupada em transformar o educando em um cidadão pleno. Com o objetivo de acrescentar caminhos promissores na aprendizagem significativa, desenvolveu-se nessa atividade acadêmica uma estratégia de ensino fundamentada na experimentação através da investigação e contextualização do conteúdo sobre eletrólise da água. A análise desta estratégia se deu com base na comparação dos relatórios dos educandos submetidos a tal abordagem metodológica. Por meio da interpretação dos dados, ficou evidente que a abordagem experimental investigativa contextualizada retira o educando da passividade. Esse benefício incita e o envolve, potencializando sua capacidade de percepção e aprendizagem. Sendo assim, o estudante deixa de ser somente o preceptor do conhecimento e assume a postura de participante ativo do próprio processo de formação
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1350
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