Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/135
Título: Novas tecnologias no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): energia eólica utilizando Windows Movie Maker e realidade aumentada
Autor(es): Ferreira, Bárbara Maria Lemos
Palavras-chave: Pós-graduação em Docência do Século XXI
Realidade aumentada
Energias renováveis
Recursos Tecnológicos
Data do documento: 2014
Orientador(a): Thaís Nogueira Fernandes
Resumo: Esta pesquisa apresenta Realidade Aumentada aplicada às Ciências Naturais, especificamente à energia eólica. Um objeto de aprendizagem mostrando a geração de energia eólica foi usado em um experimento com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede privada de Campos dos Goytacazes/RJ. Neste objeto de aprendizagem, o aluno pode ver a geração de energia em um ambiente de Realidade Aumentada. No ambiente criado em Realidade Aumentada há a presença simultânea de objetos reais e virtuais, onde os alunos puderam interagir com o objeto de aprendizagem. Este trabalho baseia-se na teoria construtivista, pautada nos ideais de Paulo Freire, onde os processos mentais de atribuição de significados, compreensão, transformação, armazenamento e uso das informações adquiridas no processo cognitivo são avaliados.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/135
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo pós defesa versão final - Bárbara Lemos e Thais Nogueira.pdf629,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.