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Título: A importância do controle do desperdício de água potável
Título(s) alternativo(s): uma nova abordagem para educação básica
Autor(es): Gonçalves, Márcia Ribeiro
Texto integral disponível apenas na biblioteca do IFF Campos
Palavras-chave: Água potável
Desperdício
Data do documento: 2004
Editor: Crespo, Helio Junior de Souza
Descrição: o objetivo do presente trabalho é reunir dados nacionais sobre o desperdício de água, de forma que possam ser utilizados pelos docentes de todas as redes de ensino, a fim de conscientizar e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação das reservas de água potável. Para isto, considerar a água como elemento essencial para manutenção da vida na Terra, apresentar dados recentes da situação dos recursos hídricos no Brasil e contribuir com sugestões de atividades que possam auxiliar o professor a trabalhar o tema da água no cotidiano, mostrando a importância da preservação dos recursos hídricos potáveis. A água, juntamente com o ar, é uma fonte de vida incomparável no ecossistema Terra, é um recurso único, bastante diferente de outros recursos, ao qual os seres humanos têm forçosamente que recorrer para satisfazer suas necessidades básicas individuais e coletivas. A luta contra o desperdício e pelo uso racional deste recurso fundamental à manutenção da 'vida, e que vem se tornando cada vez mais escasso e caro, decorre da degradação dos mananciais numa escala sem precedentes, ameaçando o abastecimento de água potável. Os prejuízos causados elevarão cada vez mais os custos e maiores serão os danos ao ecossistema, a não ser que sejam tomadas medidas de conscientização e sensibilização dos usuários para mudanças no quadro da situação hídrica. No Brasil, devido à grande disponibilidade de recursos hídricos, elevou-se o desperdício e o Rio de Janeiro é o Estado onde, encontra-se as maiores taxas. Em todo o mundo, o ambiente escolar é um agente multiplicador de informações e perpetuador da conscientização e sensibilização dos cidadãos. A comunidade docente e discente tem um papel decisivo no processo de mobilização da sociedade, em busca de reverter dados tão alarmantes. Por isso, faz-se necessário que o docente envolvido ou não? leve o tema para a sala de aula, não somente abordando o papel da água como solvente universal, mas de forma que os alunos possam reconhecer a água potável como recurso esgotável e tornarem-se agentes permanentes na luta contra o seu desperdício.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1305
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