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Título: A astrobiologia como eixo norteador interdisciplinar no auxílio do estudo de ciências no Ensino Médio
Autor(es): Corrêa, Thiago da Silva
Palavras-chave: Astrobiologia
Interdisciplinaridade
Ensino Médio
Data do documento: 2000
Editor: Gusmão, Desiely Silva
Descrição: o atual paradigma educacional segue um formato fragmentado e basicamente conceitual não. sendo, muitas vezes, suficiente para a formação de profissionais que atendam as expectativas do mercado de trabalho e da sociedade atual. Trabalhos de forma atitudinal e interdisciplinar no ensino médio tenderiam a atender a esta demanda. Diante deste cenário, é evidenciada a necessidade da utilização de mediadores de interdisciplinaridade para suprir as lacunas do atual paradigma educacional. Neste trabalho é estudada a Astrobiologia como eixo norteador da interdisciplinaridade para o ensino médio. A astrobiologia estuda a possibilidade de vida extraterrestre e também os fatores importantes para o surgimento de vida na Terra. Utilizando-se da Astrobiologia como eixo norteador, conceitos biológicos, químicos e físicos podem ser a base para análises e discussões de temas como extremófilos, importância da água e seus estados e temperatura, pressão e luminosidade para o surgimento da vida. Algumas formas de se trabalhar a astrobiologia podem ser encontradas nesse trabalho, assim como uma pesquisa com professores e alunos. A pesquisa visa demonstrar a necessidade de uma mudança no atual paradigma educacional e da inclusão de um eixo norteador de interdisciplinaridade, além de evidenciar a potencialidade da Astrobiologia ser usada para este fim.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1296
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