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Título: Ensino de geografia e o jogo de xadrez
Título(s) alternativo(s): Uma análise a partir dos conceitos de centro, periferia e território
Autor(es): Borges, Gecyca de Araújo
Silva, Ralfe de Souza Medeiros da
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Xadrez - Geografia
Xadrez - Jogos educativos
Data do documento: 1-Jul-2015
Abstract: The ludic when used as teaching tool it becomes an important strategy and stimulating the construction of knowledge, providing interaction between students and student-teacher, as well as instigating cooperation between both benefiting the teacher-student relationship, contributing to the construction of knowledge in the classroom. It is known that the concepts arise from unquietness and trial to understand the reality that is exposed. In this sense, were listed three geographic concepts which can be seen and learned using the game of chess as an educational tool. These are: center, periphery and territory. Figure as a general objective to analyze the use of new strategies didactics for teaching Geography through the game of chess, listing the situations of the game analyzed and studied by Geography, using the game of chess as a teaching tool. The specific objectives are: identify the relationship between the contents of Geography and the game of chess; propose the game of chess as an analytical tool seizure Geography content; analyze the contributions of using games as teaching tools in the teaching of geography contents. The methodology used in search consisted in: bibliographic review in books and journals scientific; application of questionnaires for teachers and undergraduates of Geography in specific conferences of Geography teaching to check the acceptance from proposals this search and the feasibility of its application; analyzing the attributes the game of chess has for intellectual development and critical of students. The data obtained through questionnaires as well as creating and explanation of problem situations are configured as the main results of this work. The chess is a game that exercises the mind because brings fundamental possibilities for cognitive development. Some of these possibilities are: increased concentration, patience and perseverance, as well as the development of creativity intuition, memory and the ability to analyze and deduce from a set of general principles giving autonomy to the student and preparing to observe the facts occurring in the world and analyze them critically. In this sense, It is proposed to the game of chess as an educational tool for teaching Geography.
Resumo: O lúdico quando utilizado como instrumento didático se torna uma estratégia importante e estimulante na construção do conhecimento, proporcionando a interação entre aluno-professor e entre alunos, instigando a cooperação além de beneficiar e contribuir para a formação humana dos indivíduos contribuindo para a construção do conhecimento em sala de aula. Sabe-se que os conceitos surgem a partir da inquietação e da tentativa de entender a realidade que está exposta. Nesse sentido, foram elencados três conceitos geográficos que podem ser visualizados e aprendidos utilizando o jogo de xadrez como instrumento didático. Estes são: centro, periferia e território. Figura como objetivo geral analisar a utilização de novas estratégias didáticas para o ensino de Geografia através do jogo de xadrez, relacionando as situações do jogo com fenômenos espaciais analisados e estudados pela Geografia, utilizando o jogo de xadrez como instrumento didático. Os objetivos específicos são: identificar as relações entre os conteúdos de Geografia e o jogo de xadrez; propor o jogo de xadrez como instrumento de análise da apreensão do conteúdo de Geografia; analisar as contribuições do uso de jogos como instrumentos didáticos no ensino dos conteúdos de Geografia. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: revisão bibliográfica em livros e revistas científicas; aplicação de questionários para professores e licenciandos de Geografia em congressos específicos de ensino de Geografia para aferir a aceitação das propostas dessa pesquisa e a viabilidade de sua aplicação; análise dos atributos que o jogo de xadrez tem para o desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos. Os dados obtidos através dos questionários, assim como a criação e explicação das situações problemas configuram-se como os principais resultados deste trabalho. O xadrez é um jogo que exercita a mente, pois traz possibilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Algumas destas possibilidades são: o aumento da concentração, da paciência e da perseverança, assim como o desenvolvimento da criatividade, da intuição, da memória e da habilidade para analisar e deduzir a partir de um conjunto de princípios gerais, dando autonomia ao aluno e o preparando-o para observar os fatos ocorridos no mundo e analisá-los de forma crítica.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1098
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