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Título: O ensino de geografia para alunos surdos ou com deficiência auditiva do Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Campos Centro
Autor(es): Caetano, Angela Maria da Silva
Ribeiro, DAniele Magalhães
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Língua de sinais
Data do documento: 18-Mai-2015
Abstract: This work aims to analyze the teaching-learning process of Geography for the deaf or hearing loss broadening knowledge about Inclusive Education and its consequent application and dissemination today. For this research, literature study and fieldwork were made, observing the requirements of an inclusive school where everyone is valued and has extended the possibilities to be developed by interaction to each other, the chosen field for observation and study was Instituto Federal Fluminense - IFF Campus Centro and, as a sample, three students of this Institute were selected, two with hearing loss and a deaf one, who uses Brazilian sign language, also known as LIBRAS. The results were collected in this study through the qualitative method of observation of deaf students in class, especially Geography. Since the work of the Institute in caring for deaf students is in process step in adaptations and adjustments necessary for the development of deaf students. Geography teachers should seek continuous knowledge about strategies and viable methods to treat these students.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de geografia para alunos surdos ou com deficiência auditiva ampliando o conhecimento sobre o universo da educação inclusiva e sua consequente aplicação e disseminação na atualidade. Para esta pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico e trabalho de campo, observando as exigências de uma escola inclusiva, onde todos são valorizados e que tem alargado as possibilidades a serem desenvolvidas no convívio e na interação com o outro, o campo escolhido para observação e estudo foi o Instituto Federal Fluminense - IFF Campus-Campos Centro e para a amostra foram selecionados três alunos com surdez, sendo um surdo, usuário de LIBRAS e dois deficientes auditivos desse Instituto. Os resultados obtidos foram coletados nessa pesquisa por meio do método qualitativo de observação dos discentes surdos nas aulas, principalmente de geografia. Visto que o trabalho desenvolvido pelo Instituto no atendimento aos alunos surdos encontra-se em fase de processo nas adaptações e adequações necessárias para o desenvolvimento dos alunos surdos os professores de geografia devem buscar conhecimento contínuo sobre estratégias e metodologias viáveis para o atendimento desses alunos.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1079
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