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Título: A absorção de luz por pigmentos fotossintéticos
Título(s) alternativo(s): Uma proposta de ensino interdisciplinar
Autor(es): Mota, Nícolas da Silva
Gomes, Sheila Freitas
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 25-Abr-2015
Resumo: This study presents a proposal to address biological concepts, physical and chemical in an interdisciplinary way. For this, we started with a low cost experiment and easy access. The experiment consists of obtaining light absorption spectra of the two solutions, the first containing chlorophyll and other photosynthetic pigments of a sheet and the second containing only alcohol. When passing such solutions through one light source, and by a diffraction grating, the light is decomposed into all wavelengths that compose, in other words, it can be noted a visible light spectrum. Within this context are inserted various concepts of Biology, Physics and Chemistry. In this study we sought to discuss them and then make the interpretation of the result of the experiment in an interdisciplinary way. The theoretical framework supports this research is based on the theory of Meaningful Learning of David Ausubel. Because it is believed that the study of an interdisciplinary way content can lead the student to a significant learning. And an experiment can be considered a potentially significant material. The justification of the research is given by the proposed contribution to the improvement and quality of Natural Sciences course of the Federal Institute of Education, Science and Technology Fluminense (IFFluminese). We analyzed documents governing the course and there was a conflict between some of them. The Pedagogical Politico Project proposes an inter- or transdisciplinary approach to content, while the plans of several disciplines bring totally fragmented content. Thus, it is expected that the experimental discussion of this study may serve as a support for that course.
Descrição: O presente estudo traz uma proposta para abordar conceitos biológicos, físicos e químicos de forma interdisciplinar. Para isso partiu-se de um experimento de baixo custo e fácil acesso. O experimento consiste em obter espectros de absorção luminosa de duas soluções, a primeira contendo clorofila e outros pigmentos fotossintéticos de uma folha e a segunda contendo apenas álcool. Ao passar tais soluções através de fonte de luz, e esta por uma rede de difração, a luz é decomposta em todos os comprimentos de onda que a constitui, ou seja, pode-se notar um espectro luminoso. Dentro deste contexto estão inseridos vários conceitos de Biologia, Física e Química. Buscou-se nesta pesquisa discuti-los e, em seguida, fazer a interpretação do resultado do experimento interdisciplinarmente. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Pois, acredita-se que o estudo de conteúdos de forma interdisciplinar pode levar o aprendiz a uma aprendizagem significativa. E que um experimento pode ser considerado um material potencialmente significativo. A justificativa da pesquisa se dá pela proposta de contribuição para a melhoria e qualidade do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminese). Analisou-se documentos que regulamentam o curso e verificou-se uma incompatibilidade entre alguns deles. O Projeto Político Pedagógico propõe uma abordagem inter ou transdisciplinar dos conteúdos, enquanto que os Planos de Ensino de diversas disciplinas trazem conteúdos totalmente fragmentados. Sendo assim, espera-se que a discussão experimental desta pesquisa possa servir de apoio para o referido curso.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1073
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