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Título: A (Re) definição do ensino de geografia diante das reformas neoliberais: Um estudo da educação básica de jovens e adultos
Autor(es): Teodoro, Camila Ribeiro
Palavras-chave: Pós-PROEJA
Políticas públicas
Geografia - Estudo e ensino
EJA
Data do documento: 2010
Orientador(a): Bernadette Barbeitas Gusmão
Abstract: This article focuses on a study concerning the way the neoliberal financial reforms have contributed for the redefinition of the Geography teaching. The BIRD recommendations, through a dominant ideological speech, lead to a connection between education and produtivity. Due to this fact, the Geography teaching aiming the citzen student formation requires from the education professionals a class environment which motivates the students to communicate and express their life experiences in class. This redefinition estimulates the critical reflexive conception regarding the students circumstances of living and also develops citzens able to understand, explain and transform the world. It will be analyzed the space the students from the Basic Education in the Young and Adult Education modality of the second level in high school live and/or survive, based on a research in the General Dutra state school in Guarus, Campos dos Goytacazes.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre como as reformas financeiras neoliberais tem contribuído para a (re) definição do ensino de Geografia. As recomendações feitas pelo BIRD através de um discurso ideológico dominante defendem a vinculação entre educação e produtividade. Dessa forma, o ensino de Geografia com vistas à formação do aluno-cidadão, passa a exigir dos profissionais da educação um espaço de sala de aula que permita o diálogo e a expressão das experiências vivenciadas no cotidiano do aluno. Tal (re) definição permitirá o estímulo do pensamento crítico-reflexivo acerca do meio em que o aluno vive, assim como formar cidadãos capazes de compreender, explicar e transformar o mundo. Partindo deste pressuposto serão observados os espaços de vivência e/ ou sobrevivência dos alunos da Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no 2° segmento do Ensino Médio, tendo como base a pesquisa realizada na Escola Estadual General Dutra, localizada no Parque Guarus, na cidade de Campos dos Goytacazes.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/101
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