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Título: Acessibilidade tecnológica na educação: estudo de caso da viabilidade para o deficiente
Autor(es): Silva, Aline Santos Gomes da
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Deficientes - Acessibilidade
Data do documento: 2014
Orientador(a): Claudia Boechat Seufitelli
Abstract: Data from the United Nations and 2010 census in Brazil portray a significant population with some type of disability. In this context this research has aimed to identify the educational environment of the handicapped and the services facilitators provided by technology. The present work presents a study of the history of people with disabilities, the evolution of society regarding the treatment of these people and their insertion in society. This study discusses: accessibility and inclusion of people with disabilities in educational institutions and the labour market, as well as the evolution of the term used to target people with disabilities. Is demonstrated also assistive technology resources and accessibility in Instituto Federal Fluminense Campos-Campus Center and the relationship of students with telecommunication technologies. This work will present a future project in order to offer within the schools resources to people with disabilities so that they can be more independent and professional school activities. The aim of this study is to demonstrate how people, being they disabled or not, are included in the technological world. For that was held a field research, where 199 questionnaires were applied being 6% of respondents with disabilities with matters relating to more technological resources used and the technology insertion. This research graphics were developed to analyze the opinions of respondents on which noted that overall more than 50% students claimed not to have difficulties related to accessibility.
Resumo: Dados da Organização das Nações Unidas e do Censo de 2010 no Brasil retratam uma população expressiva com algum tipo de deficiência. Nesse contexto essa pesquisa tem com objetivo identificar no ambiente educacional a relação dos deficientes e os serviços facilitadores proporcionados pela tecnologia. O presente trabalho apresenta um estudo sobre o histórico das pessoas com deficiência, a evolução da sociedade referente ao tratamento a essas pessoas e sua inserção na sociedade. Este estudo aborda: acessibilidade e inclusão das pessoas que possuem deficiência nas instituições de ensino e no mercado de trabalho, bem como a adequação do termo utilizado para se direcionar às pessoas com deficiência. São demonstrados também recursos de tecnologia assistiva existentes e a acessibilidade no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense e a relação de alunos com as tecnologias da área de Telecomunicações. Este trabalho ainda apresenta um projeto futuro a fim de oferecer dentro das escolas recursos para as pessoas que possuem deficiência de modo que estas possam ser mais independentes nas atividades escolares e profissionais. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, onde foram aplicados 199 questionários sendo 6% dos entrevistados deficientes e 94% não deficientes com assuntos referentes a recursos tecnológicos mais utilizados e a inserção tecnológica. Da pesquisa foram elaborados gráficos de barras para analisar as opiniões dos entrevistados nos quais se observou que, no geral, mais de 50% alunos afirmaram não ter dificuldades relacionadas à acessibilidade.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1002
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos

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