Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/10
Título: Dificuldades para aprender ou dificuldades para ensinar? O processo de ensino-aprendizagem em Matemática nos cursos do PROEJA do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
Autor(es): Santos, Carine de Oliveira
Palavras-chave: Pós-PROEJA
Matemática
Dificuldade de aprendizagem
Data do documento: 2010
Resumo: Este estudo relata algumas das reflexões no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem considerando a compreensão de conceitos matemáticos, envolvendo os alunos do PROEJA. Desta forma, pretende-se apontar caminhos para minimizar essas dificuldades. O primeiro ponto a ser discutido é acerca das especificidades dos jovens e adultos como sujeitos de aprendizagem, suas expectativas, suas aspirações e quem são esses alunos. Em seguida foram analisadas as dificuldades no processo ensino-aprendizagem a partir de um breve levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário escrito para os alunos e os professores das turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos, implantados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), de uma instituição pública federal.
URI: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/10
Aparece nas coleções:Pós-graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_3_final.rtf1,11 MBRTFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.